terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vôo United 93


Esse é um filme tenso. Ele começa um pouco burocrático e termina fazendo você escalar paredes. Fala sobre o avião que caiu na floresta da Pensilvânia durante os atentados de 11 de setembro. É muito interessante ver os bastidores do momento, ver como o governo lidou com tudo isso.

São três linhas que o filme segue: o ponto de vista dos controladores de voo, que por mais esforços que fizessem, não conseguiam encontrar os aviões sequestrados e, no começo, não entendia quando um deles sumia (estavam entrando nas torres e no pentágono); o dos militares, que ficavam entre proteger Manhattan depois das torres serem atingidas e ir atrás dos aviões sequestrados para abatê-los; e as agonias da tripulação do tal United 93.

É importante entender a crítica do filme em relação ao governo. O presidente George Bush não dá notícias nenhumas enquanto a sensação da população era de que o mundo estava acabando. Os militares se mostraram lentos, burocráticos e impotentes, mesmo sendo considerada a força armada mais forte e inteligente do mundo.

Mas o principal do filme era mostrar como foi que os tripulantes do último avião sequestrado derrubaram o avião que ia para Washington (de acordo com o filme, o avião iria acertar o Parlamento, mas a Casa Branca seria também um destino fácil). Eles não foram heróis. Eles só tentaram, acima de tudo, salvar a vida deles. O avião (muito futurista para nós, brasileiros) tinham telefones onde era só passar o cartão de crédito que você poderia falar com alguém em terra. Nisso eles entenderam que estavam jogando aviões em prédios e que não  era um sequestro por dinheiro ou ameaças. Então o que restava era derrubar os sequestradores, que só portavam facas. Tinha tudo para dar certo: na tripulação tinha um piloto, um ex-controlador de voo e um lutador de artes marciais. Mas como a vida real é a vida real, não deu certo. Só conseguiram chegar na cabine do piloto e jogar o avião na terra. Eles tentaram.

Vale a pena ver, mas não pense que é diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário