domingo, 21 de agosto de 2011

O Violino Vermelho


Uma aula de história. É nisso que se resume o filme O Violino Vermelho.

O violino vermelho tem como inspiração o Red Mendelssohnum violino que hoje pertence a Elizabeth Pitcairn. Ele foi comprado pelo avô dela por 1,7 milhões de libras em um leilão de Londres e possui uma listra vermelha que ninguém sabe de onde veio.

Tudo começa com Nicolo Bussotti na Itália em 1681. Ele, que trabalha na confecção de violinos, constrói um para o filho dele que está prestes a nascer. Acontece que o destino foi cruel e Anna, a mulher dele, e o bebê morrem no parto. Inconformado, ele usa o sangue dela para envernizar o violino e o vende. E assim se inicia toda a saga do instrumento musical que acaba em um leilão nos dias atuais. E com uma fama enorme. As histórias do violino tiveram como base o Tarot da criada da mulher de Bussotti. Ao ler o futuro de Anna, as cartas acabaram mostrando a jornada do violino. E cada uma dessas cartas conta a história de uma pessoa.

A primeira carta é a Lua conta da Própria Anna, mostrando a longa jornada que teria pela frente. Uma viagem demorada e dolorida. Logicamente a carta se referia ao prório violino, por carregar o sangue de Anna para sempre. 

A segunda carta é o enforcado, que conta a história de Kaspar Weiss, um jovem vienense. De acordo com tal carta, ele teria um dom incrível, mas pereceria de uma doença. Tudo começa com a compra do violino por um orfanato. Depois de 100 anos passando o violino de criança pra criança, uma (Kaspar) enfim passa a tocar genialmente bem. Então o orfanato leva a criança para um professor musical que o ensina todas as tecnicas possíveis. Ele tem o coração fraco e se torna completamente dependente do violino. O professor, preocupado com suas contas (já se encontra endividado) faz de tudo para treinar o garoto para se apresentar para a família real e conseguir o investimento de um Mecenas. No dia da apresentação o garoto morre por causa do coração e é enterrado com o violino. É interessante perceber que essa é a época de ouro da cultura vienense, com Mozart tendo morrido em pouco tempo.

A terceira é o Diabo. De acordo com a carta, é uma época de luxo e luxúria, levado pelo além mar. Na história, os ciganos desenterram o piano e vão parar na residencia do lorde Frederik Pope, na Inglaterra. Ele é violinista egoísta e mimado. Tem como sua musa uma escritora que o deixa para escrever na Rússia. Ela era a inspiração para a música dele, quando se vai, ele passa a não tocar mais. Até que o dia ela volta pra ele e o vê tocando o violino, descobrindo que ele tinha arranjado uma nova inspiração (outra mulher). Num acesso de loucura, ela pega a arma e atira no violino, como se ele fosse o culpado por tudo.

A quarta é a história de Xiang Pei, em Shanguai. A carta é Justiça que diz que ela será culpada por um processo e que o fogo é o inimigo. O criado de Frederik é chines e vende o violino para uma loja em Shangai. A mãe de Xiang o compra para a filha. Depois de um tempo, a filha, já mulher, se vê como uma das líderes de Mao Tsé Tung. Nessa época, violino e todos os instrumentos musicais estrangeiros eram inimigos e deveriam ser queimados. Por isso ela esconde o violino, mas quando o descobrem, ela foge e o entrega de volta para o dono da loja. Para ela, o violino "pertence a uma época que já não existe mais".

A quinta e ultima carta é a história de Moritz (Samuel L. Jackson), arqueologista da Duval, leilão de Londres. De acordo com a carta, essa seria a última viagem de Anna, com muito dinheiro e vários erros. O dono da loja em shangai é encontrado morto e todo seu acervo é pego pela Duval. Moritz percebe que tem em mãos o famoso violino vermelho, e na hora do leilão troca de violinos para ficar com ele. É interessante ver os personagens que lutam pelo (falso) violino. Um maestro colecionador (que ganha), um representante da Fundação Pope e uns chineses. Todos partes da história do violino. Peças da vida de um único instrumento musical.

Veja o trailer:


15 comentários:

  1. Excelente resumo e interpretação, em ajudou a compreender o filme e me apaixonar ainda mais por ele... bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O filme pra se assistir dez vez pra entendelo. comprendo sua visão, mas ali em cima esta o quadro completo do filme. com exceção de poucas coisas que faltou.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim Moritz é a reencarnação de Bussotti (o "renascimento" descrito por Cesca sobre a última carta). Além dos temperamentos parecidos, eles são especialistas em violino e Moritz parece reconhecer o violino ao vê-lo pela primeira vez. Não é só admiração - ele tem uma necessidade de ficar com o instrumento. A "longa jornada" descrita pelo tarot termina com ele entregando o violino para a filha, fechando o ciclo de Bussotti que não conseguiu fazer isso antes. A lua no final sobre o carro de Moritz a caminho de reencontrar a esposa e filha relembram Anna, que era apaixonada pela lua. E em seguida, fechando o filme, Cesca fala para Anna voltar para o marido (o violino voltando para Bussotti).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo em 2015, revendo mais uma vez essa encantadora história. Ótima observação que se enquadra perfeitamente.

      Excluir
    2. interessante nunca pensei neste lado quando assitia o filme rencarnação ele desejava muito telo tanto que roubou ele

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Acho que comentarios neste filme são desnecessarios, pois uma obra prima não se define com palavas, e sim com admiração, adoravel lindo filme e violino. minha duvida é se foi mesmo baseado em fatos reais

    ResponderExcluir
  6. ____Gostei muito de ler sua sinopse! Obrigada... __________________

    ResponderExcluir
  7. https://www.youtube.com/watch?v=LFDtjcRQTmM

    ResponderExcluir
  8. Acabei de assistir é um filme muito bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Assistir um filme tao rico em história e ainda carregar o sobrenome do mesmo é fantástico

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse filme meio sem.querer e gostei muito . Não tinha analisado pelo viés da reencarnação mas vendo o comentário faz todo o sentido . Só a descrição final do filme está equivocada . a chinesa entrega o violino pra um professor de música que é apaixonado por violinos e não pro comerciante que o vendeu .

    ResponderExcluir