quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jurassic Park II - O Mundo Perdido

Atenção: O filme é comentado do início ao fim, podendo conter spolier.

The lost World: Jurassic Park

Filme estadunidense de 1997, também tem como diretor Steven Spielberg e é (novamente) baseado no livro homônimo de Michael Crichton. Apesar de receber dez indicações aos prêmios de cinema dos EUA, não levou nenhum. Hoje é a 38ª maior bilheteria de todos os tempos. Nesse momento, a Ilha Nublar se mostra completamente destruída e seus animais mortos. Ninguém sabe da existência dos tais dinossauros graças à eficiente diretoria de InGen, responsável pelo parque.

Ian Malcolm volta a ser protagonista, sendo agora um profissional que perdeu a sua credibilidade por avisar ao mundo a existência de dinossauros e ninguém acreditar. Ele é chamado por John Hammond, que se mostra doente e aposentado da chefia da InGen. Depois de muita conversa, John se mostra preocupado mais com a natureza do que com o dinheiro, mostrando o quanto aprendeu com a última experiência no parque. Então ele quer mandar uma equipe para documentar os dinossauros da ilha Sorna (usada para fazer as clonagem dos dinossauros) e, assim, ter ao seu lado a opinião pública contra a própria InGen, que pretende escravizar e expor os dinossauros no continente. Ian só decide participar da equipe ao descobrir que sua namorada paleontóloga (Sarah) havia aceitado entrar na equipe e já havia partido para a ilha. É possível ver também os netos de John crescidos e (provavelmente) curados de todos os traumas que tiveram na aventura anterior.

Além de Ian e Sarah na equipe, tinham também um fotógrafo e um especialista em armas e a filha de Ian, que havia entrado de penetra. Ao descobrirem que uma equipe da InGen muito bem equipada já estava na ilha capturando animais, eles ficam horrorizados com a falta de respeito para com o habitat natural deles, mostrando o forte apelo ecológico do filme. Um dos caçadores da InGen tem como objetivo maior matar um tiranossauro Rex, então eles roubam um filhote e o prende. O que ele não esperava é que o acampamento da InGen fosse completamente destruído por vários dinossauros, dando tempo para que a turma de Ian tirasse o filhote da armadilha e os levassem para seu próprio acampamento para cuidar de seus machucados. Nova surpresa, os pais do filhote o encontram e destroem o acampamento deles também, matando o especialista em armas da equipe.

Assim, a InGen se une a equipe de Ian para chegarem juntos ao antigo centro de comunicações da ilha. Após muitos ataques e muitas mortes, eles conseguem chamar a equipe de resgate, mas não contavam com uma coisa: Peter Ludlow, comandante da equipe da InGen resolve levar o tiranossauro e seu filhote para San Diego, nos EUA. Novamente, tudo dá errado e os tripulantes do navio do tiranossauro morrem (lá não havia nenhum protagonista). Peter se vê no lugar de seu tio John Hammond. O navio arrebenta no porto, liberando o dinossauro na cidade, bem no estilo Godzilla. Então, Ian e Sarah roubam o filhote e o leva até outro navio pronto para sair do porto com a ajuda de Peter. Num momento não muito inteligente, Peter decide tirar o filhote do navio assim que o Rex entra. Obviamente ele foi morto, mas a ação deu certo e o dinossauro foi levado de volta para Sorna, sendo a ilha transformada no mais novo refúgio dos dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário