sábado, 4 de setembro de 2010

Toy Story

Atenção: O filme é comentado do início ao fim, podendo conter spolier.

Filme criado em 1995 pela Disney e produzido pela primeira vez em parceria com a Pixar. É considerado o primeiro longa-metragem feito completamente em computação gráfica e obteve a maior bilheteria do ano de estréia.

“Amigo, estou aqui”

Essa animação não só é uma homenagem aos brinquedos como também a infância e tudo que ela representa. A amizade, honra, lealdade e inocência. Cada brinquedo possui sua característica única e humana. Woody é o ciumento caubói que tem como objetivo único na vida ser o preferido de Andy. Buzz é o ingênuo astronauta que acha ser um patrulheiro da galáxia. Temos também o fiel cachorro de mola Slink, o rabugento Sr. cabeça de batata, o atrapalhado dinossauro Rex, a bela pastora de ovelhas Bete e o culto cofre de porco.

Muitos desses brinquedos são baseados em reais brinquedos que fizeram a cabeça de muitas crianças de muitas gerações. E o tempo todo é abordado o amor verdadeiro da criança com seus brinquedos. E as instabilidades que essas crianças têm. Andy, por exemplo, o garoto de oito anos, era viciado na idéia de ser caubói e de repente mudou tudo para ser astronauta. Mas de toda e qualquer forma, ele é o tipo de garoto que cuida bem de seus brinquedos, amando os o quanto sua inocência permite.

“Ao infinito e além.”

O tema central do filme é a disputa entre Woody e Buzz. Enquanto o primeiro quer de volta a preferência de Andy, o outro só pensa em ir embora para seu ‘planeta’ e acaba se tornando cada vez mais popular. Em uma sucessão de acidentes, os dois acabam se perdendo de Andy e indo parar na casa do garoto Sid. Esse é o oposto de Andy, maltrata os brinquedos, modificando suas peças e explodindo-os. Woody passa a ser responsável por Buzz, pois seus amigos (brinquedos) acham que ele estaria tentando tirar o astronauta do mapa por ciúme (não que isso seja mentira). Ao mesmo tempo, Buzz vê uma propaganda do boneco Buzz Lightear na TV e percebe que é um brinquedo, em último ato de esperança, tenta voar e acaba quebrando seu próprio braço. É nesse momento que Woody ensina (e aprender) o valor da amizade. Mostra o quão bom é ser amado por uma criança e faz de tudo para tirar Buzz da depressão. E mostra que é legal ser brinquedo, e é mais legal ainda ser um brinquedo legal.

“Então brinque direito!”

No final, com a ajuda dos brinquedos deformados por Sid, que no começo foram considerados selvagens, mas que na verdade eram tão bons quanto os brinquedos de Andy, consertam Woody e dão uma lição no pequeno sociopata. Mostram que podem falar e que tem sentimentos, traumatizando Sid com brinquedos para sempre. Woody também consegue vencer a falta de confiança nos brinquedos de Andy ao verem que ele e Buzz viraram amigos. E grandes amigos. Acentuando o maior lema do filme: cuide de seu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário