quarta-feira, 31 de março de 2010

Quanto mais quente melhor


Atenção: O filme é comentado do início ao fim, podendo conter spolier.

Some Like Hot

Filme estadunidense de 1959, foi eleita pela AFI (American Films Institute) a melhor comédia do século. Apesar de ser do gênero comédia, tem uma forte influência musical. Levou o Oscar de “melhor figurino”, Globo de Ouro de “melhor filme”, “melhor atriz”, “melhor ator” e “melhor direção de arte” e BAFTA de “melhor ator estrangeiro”.

“Bem, ninguém é perfeito.”

Essa frase se tornou uma das mais repetidas no mundo inteiro, ao ser dita no final do filme quando a personagem Daphne mostra ser homem. Billy Wilder, diretor do filme, considera esse filme a obra-prima da sua vida, mesmo com tantos filmes bem conceituados. Marylin Monroe estava muito fragilizada na época, chegando a fazer mais de 40 tomadas em algumas cenas, mas ainda assim levou o Globo de Ouro e conseguiu, pela primeira vez, a participação nos lucros do filme. Jack Lemon nunca se mostrou tão engraçado quanto neste filme, sendo muitas vezes imitado até nos dias de hoje. Sem contar também que o filme conta com uma das melhores cenas de beijo do cinema, feito por Marylin Monroe e Tony Curtis.





“Há leis e convenções sim, mas também há o necrotério.”

O filme é uma comédia de situações – os personagens passam por momentos absurdos e terão que se adequar a eles. Faz-se um grande uso de estereótipos (velhos tarados, jovens baderneiras, chefes chatos, ricos traumatizados, etc). O diálogo é inteligente e divertido que se une as comédias leves e espontâneas, sem fazer o uso do humor negro (tão usado nos dias atuais). Satirizando um pouco a realidade ao mostrar os amores sempre em volta de algum jogo e dinheiro com alto valor moral, o filme acaba por criar certa crítica a sociedade. Isso ocorre principalmente ao mostrar as dificuldades das mulheres ao mostrar Joe e George travestidos de Josephine e Daphne reclamando dos assédios sofridos e desconforto gerado pela necessidade de se manter sempre bonitas (saltos altos, brincos, etc). Outro tema recorrente é a bebida. O começo do filme tem como cenário Chicago em plena Lei Seca. Joe e George assistem, por acaso, a Chacina do Dia de São Valentin (fato real) e fazem com que a máfia fique toda atrás deles. A bebida também é bem vista pelas jovens mulheres que a usam para esquecer os problemas e se divertirem. Enfim, é um filme delicioso, necessário para ser visto antes de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário